Description du livre
Que factos sustentam a afirmação de que o Estado Islâmico procura criar uma guerra civil em França; que o Presidente sírio Bashar al-Assad utilizou armas químicas; que Vladimir Putin tenta desestabilizar as nossas democracias; que o terrorismo atingiu a França, não pelo que faz, mas pelo que é; que o genocídio no Darfur fez 400.000 vítimas?... Literalmente nenhum, mas estas afirmações são suficientes para sustentar a política externa dos países ocidentais.
O autor, antigo agente dos serviços de informações estratégicas da Suíça, passa em revista os principais conflitos contemporâneos que os países ocidentais geriram com fake news nos últimos trinta anos.
Jacques Baud, coronel e perito em armas químicas e nucleares, formado em contra-terrorismo e contra-guerrilha, concebeu o Centro Internacional de Desminagem Humanitária de Genebra (GICHD) e o seu Sistema de Gestão de Informação para a Ação Antiminas (IMSMA). Ao serviço das Nações Unidas, foi Chefe de Doutrina das Operações de Manutenção da Paz em Nova Iorque e empenhou-se em África. Na NATO, dirigiu a luta contra a proliferação de armas ligeiras. É autor de vários livros sobre informações, guerra assimétrica e terrorismo.